Fizemos a réplica do Tsukubai mais famoso do Mundo !

Para criar um jardim japonês, podemos nos inspirar em locais de importância histórica ou religiosa, como o templo zen budista de Ryōan-ji (O Templo do Dragão à Paz), localizado em Quioto, Japão.

O Atelier de esculturas Lanterna de Pedra já reproduziu umas das principais atrações do Templo: um famoso tsukubai com a inscrição kanji.

Os kanjis escritos na superfície da pedra não tem significados quando lido sozinhos.

Mas combinados com a abertura central 口 (Kuchi/boca), eles mudam sua leitura para 吾, 唯, 足, 知. que podem ser lidos como “ware, tada taru (wo) shiru” que significa:

“Eu só sei (o que é) o suficiente”    (吾 = louça = I, 唯 = tada = apenas, somente, 足 = taru = ser suficiente, bastar, valer a pena, merecer, 知 = shiru = sei).

O significado da frase esculpida no topo da tsukubai é simplesmente “o que se tem é tudo que se precisa” e destina-se a reforçar os ensinamentos básicos anti-materialistas do budismo.

O Atelier Lanterna de Pedra, localizado em Ouro Preto/MG é o único no Brasil que confecciona réplicas em pedra das tradicionais esculturas Ishi-Torô e outros elementos do jardim Oriental.

Acompanhe o passo-a-passo da nossa produção:

Furando a boca do Tsukubai, que já foi torneado e já está oco.
Início do entalhe do primeiro Ideograma.
Dois primeiros Ideogramas Kanji já entalhados.
Depois de dois dias de trabalho, tsukubai pronto!